Autarquia visita extensões de saúde de Figueiros e Vilar

Com o objetivo de contactar com a realidade dos cuidados de saúde prestados à população do concelho do Cadaval, a Vereadora do Pelouro da Saúde, Délia Fialho, acompanhada pelo Presidente da Câmara, Ricardo Pinteus, visitou esta quarta-feira, 12 de fevereiro, as extensões de saúde do Vilar e de Figueiros.
A visita contou ainda com a presença da enfermeira gestora do Centro de Saúde do Cadaval, Fátima Nobre, dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Alguber, Telmo Santos, e do Vilar, António Joaquim Pereira, bem como com a Secretária e o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Painho e Figueiros, Carla Ferreira e Marco Domingos, respetivamente.
No que concerne às competências da Câmara Municipal, que abrangem a manutenção, conservação, limpeza e segurança dos edifícios, onde se inclui o Centro de Saúde do Cadaval, o balanço é positivo. Foram, no entanto, identificadas algumas situações que irão ser objeto de melhoria.
Relativamente à resposta no âmbito dos cuidados de saúde, a principal dificuldade prende-se com a falta de médicos. Presentemente, apenas três médicos asseguram consultas regulares no concelho, o que é manifestamente insuficiente para responder às necessidades da população. Também a equipa de enfermagem carece de reforço, face ao volume de serviços que tem de assegurar.
Para além das diligências efetuadas em permanência junto da Unidade Local de Saúde do Oeste para a reposição dos recursos humanos em falta, a autarquia está neste momento a preparar o arranque de um projeto de teleconsultas, que pode ajudar para já a reduzir o tempo de espera para consulta de medicina familiar.
Outras soluções estão igualmente a ser ponderadas, com o intuito de melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde.