Trabalho dos Sapadores Florestais ajuda a transformar a Serra de Montejunto

Mais limpa e mais segura. Assim se apresenta, hoje, a Serra de Montejunto graças ao trabalho da equipa de Sapadores Florestais da APAS Floresta, que no último ano realizou 32 hectares de gestão florestal efetiva, melhorando a acessibilidade e a preservação ambiental deste refúgio natural.
Em janeiro de 2024, a Câmara Municipal do Cadaval assinou um protocolo com a Associação Florestal APAS Floresta, que permitiu a transferência da coordenação da equipa de Sapadores para o Gabinete Técnico Florestal (GTF) do município. Sob esta gestão e com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), foram alcançados resultados ímpares na gestão florestal da Serra.
Entre as intervenções realizadas pela equipa destacam-se: desbaste e desramações em áreas em regeneração natural após o incêndio de 2003; a abertura de caminhos antes tomados pelo mato; a gestão de povoamentos florestais de castanheiro e pinheiro-manso; o apoio à gestão do baldio do Vilar; a gestão de áreas afetadas pelo incêndio de 2023; criação de faixas de gestão de combustível; a manutenção de trilhos para visitantes; a vigilância e primeira intervenção aquando da ocorrência de incêndios florestais, entre outros.
As ações desenvolvidas pela equipa resultaram numa paisagem mais ordenada e acessível, com melhores condições para a prevenção de incêndios e a conservação do ecossistema, impactando diretamente a experiência de quem visita e usufrui da Serra de Montejunto.