A Biblioteca Municipal de Alenquer recebe uma nova colheita de sangue e pode também registar-se como possível dados de medula óssea, ação direcionada a todos aqueles que queiram e sintam que podem salvar vidas com um ato singelo. Este ato nobre sucede a 7 de fevereiro, sexta-feira, entre as 9h e as 13 horas. O equipamento municipal situa-se na Rua Sacadura Cabral, na sede de concelho.
Após realizar uma dádiva, evite a exposição solar, evite o exercício físico nas horas subsequentes e mantenha-se hidratado com água.
Para poder ser dador de sangue deve:
Para poder ser dador de medula óssea deve:
O Serviço Nacional de Saúde deixa-lhe uma explicação detalhada sobre as condicionantes dos dadores de sangue e a resposta a várias dúvidas que poderão ocorrer no momento em que pretender tornar-se um dador. Lembre-se: você poderá ser o próximo a precisar.
O Estatuto do Dador de Sangue confere-lhe também vários direitos e benefícios como o seguro de dador, a possibilidade de se ausentar dos deveres profissionais sem perda de regalias, a isenção de taxas moderadoras em equipamentos do Serviço Nacional de Saúde, entre outros.
Na área de influência do concelho de Alenquer, o Serviço de Sangue do Hospital Vila Franca de Xira está aberto para recebê-lo todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 08h30 e as 12h30.