Dia Mundial do Basket: a história de três clubes no Oeste
Modalidade em que a “velocidade de raciocínio e execução é ímpar”, onde “não basta ter força e sorte” e é “excelente a nível motor e acima de tudo social”. No Dia Mundial do Basquetebol, que se celebra neste sábado, dia 21 de dezembro, damos a conhecer três clubes da Região Oeste que promovem esta modalidade e o bem-estar físico e social das respetivas comunidades: Alenquer Basket Clube, Benedita Hoopers e CDR Arrudense. Prepare-se para lançar ao cesto.
ALENQUER BASKET CLUBE
Ano de fundação do clube
19 de agosto de 2002 foi a data formal, mas o projeto já existia desde 2000.
Breve história sobre a origem do clube
Em 2000 deu-se início à implementação na autarquia local do projeto ‘Rumo ao desenvolvimento Desportivo do Concelho de Alenquer’. O projeto pretendia assegurar em todas as escolas de 1ºciclo do município a expressão físico-motora e a criação de Centros de Animação Desportiva que permitiriam um primeiro contacto, mais formal, com o desporto. O projeto abrangeu mais de 600 alunos, 120 dos quais se viriam a iniciar no Minibasquete. Foi no âmbito do projeto atrás descrito, que surge o Alenquer Basket Clube, inscrito na Associação de Basquetebol de Lisboa, pela primeira vez em Janeiro de 2000.
Ponto mais alto da sua história até ao momento
Temos vários pontos altos do Clube (https://alenquerbasketclube.pt/sobre-o-clube/) mas os destaques mais visíveis externamente seriam o 2º Classificado da Série D da Taça Nacional em Seniores Feminino, o contributo para seleções regionais e a formação de uma atleta da Seleção Nacional Portuguesa (ainda a jogar).
Quantos escalões tem?
Temos escalões desde minis (atletas com 6 anos) até seniores. Mais concretamente, Minis8, Minis 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Seniores. Todos em Masculino e Feminino.
Quantos atletas movimenta atualmente?
Pode variar com os anos, mas normalmente entre 100 e 120.
Três valores que o clube promove
- Propiciar a todas as crianças iguais oportunidades de participação em níveis de prática (treino e competição), no respeito integral pelo seu desenvolvimento e garantir a segurança nas atividades desenvolvidas.
- Despertar o interesse pela prática desportiva, privilegiando a aprendizagem correta e consistente das técnicas, o enriquecimento do vocabulário motor e o desenvolvimento das capacidades motoras por oposição à valorização excessiva da vitória e do resultado.
- Contrariar a tendência de pais e treinadores para se projetarem nos seus filhos e praticantes, fazendo da vitória uma questão de afirmação pessoal, exercendo sobre eles uma excessiva pressão.
Dinâmica do clube no contexto da região Oeste
Tal como evidenciado nos nossos valores e Missão (https://alenquerbasketclube.pt/missao/), consideramos que somos um Clube Comunitário que preza pelo facto de ter atletas que encontram no seio do mesmo uma segunda família. Temos atletas que não seriam aceites em mais nenhum outro clube e que por vezes nos chegam desiludidos com a passagem por outras equipas e que encontram um espaço onde se podem desenvolver como atletas mas essencialmente como seres humanos. Essa é a nossa 'bandeira'.
Promovemos diversas atividades em conjunto com os órgãos de administração local e escolas, proporcionando diversos eventos como Férias Desportivas, Torneio de Basquetebol de Alenquer, Torneios onde incluímos alunos de agrupamentos do concelho, etc.
O que diferencia o basquetebol relativamente a outras modalidades?
Entendemos que o basquetebol é um desporto onde a velocidade de raciocínio e execução é ímpar. A combinação da técnica individual e coletiva obriga a fomentar um espírito de equipa que precisa comemorar as vitórias e sobreviver às derrotas. Contrariamente a outras atividades, onde por vezes um só jogador é destacado e promovido sem o devido valor à restante equipa, o basquetebol obriga a uma dinâmica e espírito de entreajuda que é a chave para o sucesso desportivo.
Declaração livre
É com grande orgulho que tenho gerido o Clube nos últimos anos e temos conseguido superar os principais desafios, mas tal como muitas outras associações, precisa do apoio da Comunidade em termos financeiros e operacionais. É atualmente gerido por 3 ou 4 pessoas que, com o apoio dos treinadores e Coordenação Técnica, sem qualquer remuneração, mantêm todos os anos o projeto vivo pelo que possibilita à Comunidade.
É um esforço grande e o meu apelo vai para que nos ajudem a obter apoios dos agentes económicos regionais que nos permitam melhorar as nossas condições de treino e jogo. Não temos forma de conseguir fazer mais pela região Oeste e por Alenquer sem esses apoios financeiros.
Nuno Oliveira, Presidente do ABC
BENEDITA HOOPERS, ALCOBAÇA
Ano de fundação do clube
Fundado a 28 de setembro de 2022.
Breve história sobre a origem do clube
Um dos fundadores, Renato Bernardino, antigo jogador em clubes da região, entendeu que os Beneditenses mereciam ter Basquetebol na sua terra, uma facilidade que ele não teve, que nem no concelho de Alcobaça alguma vez tinha conseguido vingar. A visão dos fundadores que entretanto se juntaram à ideia, inicialmente familiar, deu força ao projeto que permitia que as crianças e jovens da Benedita não tivessem de se deslocar a outros concelhos vizinhos para poder jogar Basquetebol, como tinha sempre tinha acontecido e tinha baixado os níveis de prática nesta modalidade.
A ideia foi apresentada à junta de Freguesia que, embora entendesse a pertinência da modalidade em expansão, não dispunha de solução ao seu alcance para a iniciação. Não querendo desistir da iniciativa e tendo apoio de entidade federativas, foram encetados contactos com a EB2 Frei António Brandão na Benedita, o que permitiu iniciar o trabalho, ainda que só houvesse tabelas de Minibasquetebol (com 2,60m ao invés de 3,05m). Rapidamente, surgiram atletas de todas as idades e o Benedita Hoopers Club provou de imediato a sua pertinência.
Ponto mais alto da sua história até ao momento
Não podemos definir apenas um ponto alto em tanto que fizemos em dois anos e meio, no entanto temos de referenciar aquilo que nos aproxima dos nossos valores. Seja pelo ultrapassar da meia centena de atletas, pela energia positiva a cada cartão branco que os nossos jogadores e treinadores recebem regularmente ou por todas as expressões de confiança e realização nos atletas que não se reviam noutras modalidade. Mas igualmente pelas primeiras vitórias alcançadas, por termos sido escolhidos para o Projeto Europeu Grassroots Sport, que promove a proteção de atletas e no qual somos pioneiros, sob a égide do Comité Olímpico de Portugal, e cada vez mais por todos quantos trabalham e acreditam neste projeto.
Quantos escalões tem?
Temos 7 escalões: Sub8 Mistos, sub10 Mistos, Sub12 Mistos, Sub14Feminino, Sub16 Feminino e Masculino, Sub18 Masculino.
Quantos atletas movimenta atualmente?
Cerca de 60 atletas.
Três valores que o vosso clube promove
Honestidade; Superação; Empatia.
Dinâmica do clube no contexto da região Oeste
A região Oeste tem alguns bons exemplos de sucesso no Basquetebol, no entanto o nosso clube acaba por colmatar uma lacuna Basquetebolística na parte mais a norte da comunidade, até então sem representação enraizada na modalidade. Por outro lado, o nosso clube já tomou a iniciativa de propor ao INATEL a criação de uma Liga Oeste INATEL que poderá aproximar alguns ex-atletas dos clubes ou permitir a que equipas menos competitivas possam competir numa Liga menos exigente, não sendo menos importante a crescente população imigrante de países cujo reconhecimento do Basquetebol é ainda maior e que se estão a instalar na nossa região. O projeto foi recebido por outros clubes e pelo INATEL e acreditamos ser uma realidade a médio prazo.
O que diferencia o basquetebol relativamente a outras modalidades?
O Basquetebol é uma modalidade desportiva coletiva, onde para se conseguir o objetivo (marcar cesto) regularmente não basta ter força e sorte, a técnica correta tem uma maior implicação no resultado do que noutros desportos coletivos. Não podemos simplesmente rematar com toda a força e esperar que a bola entre, pois a percentagem de acertos será diminuta. Tal como na vida atualmente, a forma correta de se fazer algo acontecer, tem uma grande importância no Basquetebol, e dos mais jovens aos atletas de elite é necessária uma técnica muito apurada.
Declaração livre
O Basquetebol tem um excelente caminho a trilhar na Benedita, no Concelho de Alcobaça e na Região Oeste. O nosso clube pretende fazer aquilo que não foi feito antes, mas sem esquecer o devido valor de todas as instituições já enraizadas e preponderantes na vida desportiva da Benedita e de Alcobaça. Dito isto, não podemos esquecer a singularidade do nosso trabalho (sendo o único clube de Basquetebol do Concelho) que francamente tem sido muito pouco facilitado. Aguardamos com ansiedade as obras em recintos desportivos na Benedita para que finalmente nos seja permitido dar condições a quem quer evoluir e praticar desporto em segurança e conforto. Desde que começamos, ainda não conseguimos ter qualquer regularidade de treinos em pavilhões minimamente apetrechados para a prática do Basquetebol. A Lei de Bases do Desporto incentiva a criação e o fortalecimento de clubes e associações desportivas, reconhecendo-os como parceiros privilegiados do Estado na promoção da atividade física, sobretudo, na nossa opinião, quando são estratégicos.
Renato Bernardino, Presidente Benedita Hoppers Club
CDR ARRUDENSE
Ano de fundação do clube?
Clube Recreativo Desportivo Arrudense foi fundado a 10 de julho de 1947.
Ponto mais alto da sua história até ao momento
Várias participações em torneios, com resultados muito positivos em alguns deles.
Quantos escalões tem?
Atualmente o basquetebol do CRDA conta com 8 escalões: Baby - 4-5 anos, Mini-8 - 6-7 anos, Mini-10 - 8-9 anos, Mini-12 - 10-11 anos, Sub-14 Masculinos e Femininos - 12-13 anos, Sub-16 Masculinos - 14-15 anos, Sub-18 Masculinos - 16-17 anos. E ainda uma equipa de ex-atletas.
Quantos atletas movimenta atualmente?
Atualmente, o CRDA conta com 119 atletas federados.
Três valores que o vosso clube promove
Inclusão; Espírito de equipa; Respeito
Dinâmica do clube no contexto da região Oeste
O basquetebol do CRDA em vindo a crescer e a ser cada vez mais uma referência na região Oeste pelo espírito de equipa que cria e pela relação de inclusão na comunidade. Todos os atletas são bem-vindos e trabalhamos para que todos sejam melhores pessoas e atletas. O município tem uma relação muito estreita com o clube, quer no apoio na participação em torneios fora do distrito de Lisboa, quer em eventos organizados pelo clube. Um exemplo é o torneio feminino das seleções de Lisboa que se realiza todos os anos no último fim de semana antes do Natal.
O que diferencia o basquetebol relativamente a outras modalidades?
- O basquetebol é uma modalidade muito completa a nível físico, excelente a nível motor e acima de tudo social.
Declaração livre
O aumento do número atletas tem sido impressionante, todos os anos aumentamos o número de atletas e todos os anos acreditamos que ajudamos estas crianças a serem melhores pessoas e atletas. É muito gratificante ver estes miúdos a melhorarem o rendimento escolar, a serem mais interativos com outras crianças e a praticarem desporto. Tudo isto só é possível com o apoio do município, do clube, dos treinadores, dos pais e acima de todos, os atletas.
Aníbal Novo, responsável pelo basquetebol do CDR Arrudense