Oeste adere ao Ligue Antes, Salve Vidas

Agora a triagem é no SNS24 | Antes de ir à urgência, ligue sempre 808 24 24 24
Nas urgências hospitalares luta-se segundo a segundo, minuto a minuto, hora a hora, pela saúde de todos. Esta batalha também é sua!
O Projeto Ligue Antes, Salve Vidas
A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) dá início a uma nova era nos cuidados de saúde, com a implementação do projeto Ligue Antes, Salve Vidas, que vai ser adotado nas urgências hospitalares da ULSO a partir do próximo dia 12 de dezembro. Representa um marco importante na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos oestinos.
Ao ligar para a linha SNS 24 ainda antes de se dirigirem ao hospital, os cidadãos serão orientados para o local mais adequado ao seu problema de saúde, evitando esperas nas urgências e garantindo um atendimento mais eficiente, personalizado e humanizado.
Doravante, a linha SNS 24 passa a ser o ponto de entrada para a avaliação de qualquer situação de doença aguda não emergente. Através de uma simples chamada telefónica para o 808 24 24 24, os utentes serão encaminhados para o serviço de saúde mais apropriado para a sua situação clínica. Depois da triagem realizada pelos profissionais de saúde da linha SNS24, os utentes podem ser referenciados para um centro de saúde, para os serviços de urgência hospitalar ou ser-lhes recomendada a permanência em casa, com conselhos de autocuidado, explicados por um profissional de saúde habilitado.
O projeto Ligue Antes, Salve Vidas tem como objetivo otimizar o acesso aos cuidados de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, garantir que todos os utentes são atendidos de forma rápida e eficaz e promover um uso mais racional dos serviços de urgência.
Porque deve ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24?
★ Mais rápido: Poupa tempo e evita filas
★ Mais seguro: Garante que recebe o cuidado certo, no local certo, de acordo com os sintomas apresentados
★ Liberta as urgências para quem precisa de cuidados imediatos.
Ligar 808 24 24 24 pode significar ficar em casa com todo o conforto. O SNS marca a sua consulta para o período das 48 horas seguintes. A linha SNS 24 abre-lhe a porta aos cuidados de saúde.
A linha SNS 24 serve para acolher e fazer uma primeira triagem de todo/as o/as utentes. Consoante a gravidade de cada situação, os profissionais de saúde orientam o/a utente para uma consulta no Centro de Saúde ou para o Serviço de Urgência. A linha SNS 24 está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A chamada é gratuita.
Ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24 – se precisa de apoio médico. Um profissional de saúde vai atendê-lo, avaliar as suas queixas e sintomas através de um questionário detalhado e dizer-lhe o que fazer: se a sua situação não for grave, receberá todas as indicações necessárias para se autocuidar em casa; se necessitar de uma consulta médica, ela será agendada para o próprio dia ou o dia seguinte no seu Centro de Saúde; se se tratar de uma emergência, será encaminhado para o Serviço de Urgência.
Para garantir o sucesso desta mudança, os Centros de Saúde passam a atender situações de doença aguda e realizam alguns exames e análises que antes só se faziam no Hospital.
Nunca se dirija ao Hospital sem antes contactar o SNS 24. Ligue para o 112 só em caso de iminente risco de vida. Adotar estas boas práticas garante que o acesso aos cuidados de saúde é o mais adequado para todos os utentes e cada um em particular.
O 112 e os Serviços de Urgência | Quando devo ligar para o 112?
Só deve ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência quando está claramente em risco a vida de alguém. Se se tratar de uma urgência/emergência médica, a chamada será transferida de imediato para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgente) do INEM. Consideram-se situações muito graves ou de risco de vida que justificam a chamada para o 112, os seguintes exemplos:
- Alteração do estado de consciência;
- Suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força);
- Engasgamento (após tentar ajudar);
- Dificuldade respiratória;
- Acidentes com ferido(s);
- Dor no peito;
- Hemorragias abundantes ou incontroláveis;
- Engasgamento (após tentar ajudar);
- Queimaduras graves ou em zonas sensíveis.
Para que servem os Serviços de Urgência?
Servem para receber e tratar, com a máxima rapidez e eficácia, utentes em situações de doença súbita, traumas ou acidentes, que ameaçam a vida e, por isso, exigem cuidados imediatos só disponíveis nos Hospitais. Os Serviços de Urgência devem poder responder só a estes casos.
Quais as situações em que é obrigatória a avaliação do utente no Serviço de Urgência?
- Utentes acamados ou em cadeira de rodas, sem possibilidade de mobilização por meios próprios;
- Vítimas de trauma recente, com menos de 48 horas;
- Situações cardiovasculares agudas, tais como dor torácica e síncope;
- Défices neurológicos (hemiparesias, paraparésias, monoparésias) de instalação progressiva subaguda, em mais de 24 horas, mas menos de 30 dias;
- Situações agudas, do foro psiquiátrico (incluindo situações de risco de suicídio), obstétricas ou outras, desde que necessitem de tratamento urgente e inadiável;
- Idade menor do que 12 meses ou maior ou igual a 70 anos;
- Utentes acompanhados por forças de segurança;
- Utentes com indicação de perícia médico-legal;
- Utentes orientados pelos seguintes fluxogramas de triagem:
I) Agressão;
II) Doenças sexualmente transmissíveis;
III) Embriaguez aparente;
IV) Exposição a químicos, incluindo a ingestão de cáusticos;
V) Feridas;
VI) Gravidez;
VII) Hemorragia gastrointestinal;
VIII) Icterícia;
IX) Hemorragia vaginal;
X) Infeções locais e abcessos;
XI) Problemas oftalmológicos;
XII) Queda;
XIII) Queimaduras profundas e superficiais;
XIV) Sobredosagem e envenenamento;
XV) Traumatismo crânio encefálico;
XVI) Convulsões;
XVII) Corpo estranho;
XVIII) Antecedentes de: - Doença oncológica ativa;
- Doença cursando com imunossupressão;
- Doença renal crónica;
- Doença arterial periférica.
Triagem e tempo de espera nas urgências
Se a linha SNS 24 o/a encaminhar para o Serviço de Urgência, no momento da admissão um enfermeiro realizará a Triagem de Prioridades (Triagem de Manchester), que determina o tempo alvo para observação médica.
Enquanto o SNS 24 determina o local adequado para observação, a triagem de prioridades determina se o doente no Serviço de Urgência deve ser observado pelo médico. Este sistema de triagem permite classificar a gravidade da situação e o tempo ideal de observação pelo médico:
- a cor vermelha sinaliza uma situação emergente (tempo de espera de 0 min.);
- a cor laranja, muito urgente (tempo recomendado 10 min.);
- a cor amarela, urgente (até 60 min.);
- as cores verde ou azul correspondem a situações não urgentes e o utente será encaminhado para uma consulta no próprio dia ou dia seguinte, com hora marcada, no Centro de Saúde.
Lembre-se: o novo sistema de orientação através do SNS 24 destina-se a garantir cuidados de saúde de qualidade, de forma atempada, para todos os utentes.
Agora a triagem é no SNS24 | Antes de ir à urgência, ligue sempre SNS 24 – 808 24 24 24
Saiba mais, divulgue
A implementação do projeto Ligue Antes, Salve Vidas é acompanhada de uma campanha de informação aos cidadãos. Com esta campanha a ULSO pretende dar a conhecer o que muda no acesso a cuidados de saúde na região a partir de 12 de dezembro. O envolvimento da comunidade oestina é fundamental para a melhoria do funcionamento dos Serviços de Urgência.
AQUI (folheto e FAQ´s) pode ficar a conhecer os vários suportes de comunicação no âmbito do projeto Ligue Antes, Salve Vidas: folhetos, cartazes, vídeos e spots de rádio, entre outros.
Colabore com a ULSO na divulgação desta iniciativa, usando estes materiais nas suas redes sociais e partilhando-as também com os seus amigos e conhecidos. Agradecemos a sua colaboração!
Informação retirada do site: Ligue antes, Salve vidas! – ULS do Oeste