goTositemap
Ambiente e Sustentabilidade

OesteCIM reforça colaboração com o IPMA para melhoria no combate a incêndios

26 de novembro, 2024
Oeste CIM
image

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) é uma das entidades envolvidas nos protocolos de cooperação assinados em outubro com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR). O objetivo deste acordo é melhorar a cobertura espacial de observações meteorológicas de superfície na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), com um impacto significativo na prevenção e combate a incêndios rurais.

Com a integração das estações meteorológicas automáticas, a rede de observações da região será substancialmente reforçada, permitindo a recolha de dados meteorológicos em tempo real. Estes dados vão contribuir para o aumento da densidade de observação e para uma previsão mais precisa dos perigos de incêndio, especialmente no índice FWI (Fire Weather Index), que avalia o risco de incêndio com base nas condições atmosféricas.

A participação da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em conjunto com outras entidades, nomeadamente a Associação Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, Associação dos Agricultores de Charneca, AGROTEJO - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, Área Metropolitana de Lisboa, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, reflete o compromisso com a proteção das populações e, também, do território.

A colaboração da OesteCIM insere-se num universo total de 47 estações meteorológicas que serão integradas nesta rede, marcando um avanço significativo no conhecimento e na gestão do perigo de incêndios rurais em Lisboa e Vale do Tejo.

Esta parceria reforça o papel estratégico da OesteCIM na promoção de iniciativas de cooperação regional para a segurança e resiliência do território.

Última Atualização 12 dezembro, 2024

Partilhar

Partilhar