Entre os dias 10 e 16 de novembro, um grupo de oito professores de diferentes escolas da região Oeste participou numa enriquecedora experiência de Job Shadowing em Turim, Itália. A iniciativa foi promovida no âmbito do projeto de mobilidade internacional do programa Erasmus+, sob a coordenação da OesteCIM, em parceria com a entidade acolhedora Humacapiact.
Os docentes participantes, provenientes de várias instituições de ensino, representaram o Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Externato Cooperativo da Benedita, Escola Secundária de Peniche, Agrupamento de Escolas Damião de Goes e Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral. A delegação foi recebida por Emília Albonico, profissional especializada em formação e mobilidade, que organizou um programa diversificado e inspirador.
O grupo visitou escolas, museus e locais emblemáticos da cidade, com o objetivo de conhecer e aprender novas metodologias de ensino, a fim de enriquecer a sua prática pedagógica. Esta iniciativa permitiu aos participantes tomar conhecimento do sistema educacional italiano, possibilitando o intercâmbio de boas práticas entre os profissionais.
Durante os sete dias, os professores tiveram a oportunidade de visitar quatro instituições de ensino em Turim:
Estas visitas permitiram aos professores observar de perto as rotinas escolares, o ambiente educativo e as metodologias de ensino italianas. Foi uma oportunidade única para explorar instalações modernas, a organização de horários, currículos e diferentes abordagens pedagógicas, promovendo um intercâmbio de boas práticas.
Além das visitas pedagógicas, o grupo teve a oportunidade de conhecer o vasto património cultural da cidade de Turim. Entre os locais visitados destacam-se: Museu Egípcio, Museu Nacional do Cinema, MAUTO Museo dell’Automobile, Palazzo Falletti di Barolo, Palazzo Real. Os professores exploraram ainda a Mole Antonelliana, a Piazza Castello, a Piazza San Carlo e outras ruas emblemáticas, imergindo na riqueza cultural que a cidade oferece.
A experiência teve como principais objetivos reforçar a identidade europeia e melhorar as competências profissionais estratégicas através da interação e observação de outras práticas pedagógicas. Os participantes consideraram a iniciativa extremamente enriquecedora:
A partilha de experiências com professores italianos e o contacto com outras realidades educacionais foram oportunidades valiosas. Observámos diferentes métodos de ensino, organização de escolas e currículos, o que trará benefícios diretos para a nossa prática pedagógica.
No final, os professores refletiram sobre os conhecimentos adquiridos e discutiram estratégias para partilhar as aprendizagens nas suas escolas de origem, contribuindo para a valorização contínua do processo de ensino-aprendizagem.
A experiência em Turim reforça o compromisso da OesteCIM e das escolas participantes com o desenvolvimento profissional dos seus docentes, promovendo uma visão mais ampla e inovadora da educação.