No dia 7 de novembro, o município da Lourinhã participou do Seminário Nacional Bandeira Azul 2024, que decorreu no Pavilhão Multiusos Expo Mértola, onde foi galardoado com o Certificado Internacional 15 anos de Bandeira Azul e com o Certificado de Implementação do Programa Nacional de Vigilância Azul 2024, no âmbito do programa Praia Saudável.
Sobre o Certificado Internacional 15 anos de Bandeira Azul, importa referir que a sua atribuição resulta de, entre 2010 e 2024, terem sido atingidos padrões de excelência nas áreas da Educação Ambiental, Qualidade das Águas Balneares, Gestão Ambiental e Segurança. A Praia da Areia Branca é classificada com tipologia de urbana, sendo uma das mais frequentadas do concelho, também resultado da existência, nas imediações, de equipamentos como a Pousada da Juventude, o Parque de Campismo, escolas de surf, bares e restaurantes. Durante a época balnear tem uma extensão de 200 metros vigiados, dois apoios de praia e duas áreas destinadas a barracas/toldos e zona de chapéu-de-sol.
Sobre o Programa Nacional de Vigilância Azul 2024, é apoiado pela Fundação Vodafone Portugal, como parte do Projeto Praia Saudável e tem como objetivo “contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e da sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões”