Alenquer assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se hoje, 3 de dezembro, e o município de Alenquer associa-se ao mesmo destacando as valências das pessoas nesta condição, promovendo a compreensão dos seus direitos e a interação das mesmas nas áreas da cultural, social, ambiental, económica ou política.
Em Alenquer, o município assinala a data desenvolvendo atividades que envolvem as instituições do concelho, que dão resposta a esta população e a toda a comunidade, em geral. É de realçar que o transporte de utentes com deficiência para instituições com respostas a esta população, nomeadamente socioeducativa, Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) é assegurado pela autarquia. Está também em Alenquer o Balcão da Inclusão, um serviço de atendimento personalizado cujo principal objetivo é informar as pessoas com deficiência, as suas famílias e as instituições que lhes prestam apoios relativamente aos seus direitos e deveres e quanto aos recursos que têm à disposição. Já o projeto de Estimulação Sensorial (Snoezelen), dinamizado pelo município e distinguido em 2023, visa dar resposta a crianças sinalizadas pelo ensino especial, do ponto de vista dos sentidos e da sua estimulação e relaxamento.
No passado ano de 2023, a autarquia arrebatou a distinção 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva' pelo facto de integrar nos seus quadros 30 funcionários com algum tipo de deficiência, o que representa quase 5% (4,67%) do universo total de pessoas empregadas, reconhecendo-se a importância da valorização e inserção social. O país e o concelho agradecem.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído a 14 de outubro de 1992, aprovado em assembleia-geral da Organização para as Nações Unidas. Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.