Entre música e literatura, celebrou-se este sábado, 16 de novembro, o 10.º aniversário do encontro de “Noite de Fados & Letras”, organizado pela Biblioteca Municipal de Alenquer. Neste encontro intergeracional estiveram a assistir cerca de 120 pessoas que se juntaram com o objetivo de homenagear o Fado, que se tornou em 2011, Património Imaterial da Humanidade, e, proclamado a 27 de novembro pela UNESCO.
O átrio principal da biblioteca municipal de Alenquer foi pequeno para acolher o público de mais um serão de fados onde se viram manifestadas rábulas e poemas a cargo de Carolina Morganheira, Elisabeth Abreu, Emanuel Camilo, Helena Assunção, Manuela Castilho, Maria João Bernardes e Sérgio Valente, verdadeiros ativos de promoção de convívio comunitário.
Na música, contou-se com as vozes de Amália Rodrigues, António Manuel, Fernanda Correia, Luís Sombreireiro e Lurdes Batista, na guitarra Nuno Ezequiel e na viola de fado Rui Silveira. Proporcionou-se um serão único estimulando a empatia, a reflexão e a sensibilidade artística nos participantes. Este ano, o encontro contou ainda com a participação especial dos jovens talentosos João Mota e Mariana Castro, alunos de Apolo, que dançaram com elevado ritmo e cumplicidade. No final do serão, já longo, cantaram-se os parabéns aos dez anos do evento Fados & Letras.
À margem do evento, a vereadora Cláudia Luís, com o pelouro da Cultura, agradeceu ao público presente e aos artistas. Agradeceu, ainda, o empenho e dedicação dos colaboradores do município na construção deste programa ao longo destes dez anos. “Nesta noite de Fados & Letras, a biblioteca municipal, enquanto anfitriã, pretende também reforçar o seu papel onde cabem todos e enquanto centro cultural que pretende consolidar o espaço dinâmico e multifuncional, indo muito mais além do que um local apenas para empréstimo de livros, mas também, como promotora de eventos culturais relevantes. Hoje temos aqui um programa heterogéneo que combina a música e a literatura entre diferentes faixas etárias, atraindo públicos de diferentes idades. Espero que esta noite de Fados e Letras seja do vosso agrado e que daqui a dez anos possamos estar aqui todos novamente", finalizou.