O município de Alenquer levou a cabo mais uma sessão de rastreios dermatológicos e orais, em pareceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul. O local escolhido para estes rastreios foi o Centro de Saúde de Abrigada (UCSP Alenquer - Pólo Abrigada), mantendo a lógica de descentralização que já tem vindo a ser adotada noutras sessões decorridas anteriormente no concelho.
A iniciativa, que carecia de inscrição obrigatória, decorreu ao longo do dia 9 de novembro, durante o qual foram efetuados 178 rastreios, dos quais 95 dermatológicos e 83 orais, tendo os mesmos sido totalmente gratuitos para os utentes.
Para a realização destes rastreios o município contou com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma organização não-governamental que se assume como entidade de referência no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia, nomeadamente através de rastreios à população, e com o apoio logístico da União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres.
O cancro de pele tem duplicado o número de novos casos de forma exponencial, devido sobretudo ao estilo de vida, pelo que devido à elevada incidência e dificuldade de acesso a um dermatologista. O cancro oral representa 30% dos cancros da cabeça e pescoço, tem um mau prognóstico quando detetado numa fase avançada, sendo um problema de saúde publica em Portugal, que quando tardiamente detetado, tem um mau prognóstico além de ser muito mutilante.
A aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença é basilar para o município de Alenquer, com este investimento a seguir-se à realização de mais de 500 rastreios cardiovasculares gratuitos no âmbito do projeto Med On Tour, nas freguesias do concelho, em outubro passado.