A 26ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, foi ontem (14 de novembro) oficialmente inaugurada, numa cerimónia que contou com a presença, entre outras ilustres individualidades, de:
- Presidente da Assembleia da República, Dr. José Miguel Aguiar Branco
- Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Dr. Hélder Reis
- Presidente do Conselho Diretivo da CCDR LVT, Arq.ª Teresa Almeida
- Vogal Executivo do Conselho 20/30, Dr. Luís Filipe Francisco
- Vice-Presidente da Turismo do Centro, Dra. Anabela Freitas
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, destacou "a maior participação de sempre na mostra com cerca de 40 expositores o que é um sinal de crescimento, mesmo após esta longa caminhada de 26 anos. A Mostra não é apenas uma celebração da tradição gastronómica conventual. É também uma alavanca da economia local, já que atrai turistas, fomenta o comércio e, sobretudo, contribui para a afirmação de Alcobaça como um destino turístico de referência cultural e gastronómica."
Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo do Centro, destacou o facto de Portugal ser atualmente "o 12º país mais competitivo do mundo em matéria de turismo e isso muito se deve à iniciativa privada, nomeadamente o Grupo Visabeira, que requalificou este magnífico Património da Humanidade mas também os produtores locais que confecionam estas deliciosas iguarias que vamos poder saborear durante este evento extraordinário".
Para Teresa Almeida, Presidente do Conselho Diretivo da CCDR LVT, "o dinamismo de Alcobaça está bem patente neste evento, mas também nas 1334 candidaturas aprovadas pelo PRR só neste concelho, o que representa 33 milhões de euros. Destaco aqui dois exemplos: 5 milhões aqui para este Mosteiro de Alcobaça, e 2,2 milhões de euros para a requalificação da EB2/3 Frei Estevão Martins."
O Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, sublinhou que "os fundos comunitários devem servir sobretudo as necessidades das pessoas e das empresas, particularmente neste contexto geopolítico complexo que agravou o custo de vida e que coloca diversas questões a nível de defesa, segurança, descarbonização, competitividade e aquisição de novas competências."
Com honras de encerramento da cerimónia de inauguração, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, frisou o "caráter singular de um evento que reúne pastelarias, casas religiosas, empresas locais, nacionais e internacionais, referências históricas de pastelaria e novos criadores. É um verdadeiro exemplo de inclusão multipolar. Saúdo por isso a Câmara Municipal de Alcobaça por este feito extraordinário, a quem agradeço profundamente o convite, na pessoa do Sr. Presidente Hermínio Rodrigues. Retribuo, lançando o desafio de levar, de alguma forma, esta Mostra até à Assembleia da República. Estou certo que será muito útil para adocicar a voz dos senhores deputados da assembleia."
O dia terminou com o concerto da cantora portuguesa Rita Guerra.